Horários DF

O site do DFTRANS foi reformulado, em relação à pesquisa de horários e trajetos das linhas de ônibus. Ele ficou bem mais prático. Uma novidade é que agora ao escolher a linha de ônibus, além dos horários de partida de cada terminal, automaticamente um mapa é criado mostrando todo o roteiro daquela linha e os pontos de ônibus.

Nesta seção, montamos um tutorial para esclarecer dúvidas e mostrar o passo a passo de como é feita a procura por linhas de ônibus aqui no Distrito Federal. 

Ao acessar o sítio do DFTRANS, deve-se clicar no banner "Horários e Itinerários". Ou se preferir, acesse diretamente o link:


Ao acessar o site do DFTRANS, clique em "Horários e Itinerários", conforme seta indicativa.

Na tela seguinte, esta será a aparência do sistema de busca de linhas do Distrito Federal.

Logo no canto superior esquerdo da sua tela, há a opção “Buscador de Linha”. Nesta opção será feita a consulta (ou pelo número da linha ou pela cidade – origem/destino).

No exemplo que segue, utilizaremos a linha 394 (que tem sua origem na cidade satélite de Samambaia). Ao digitar o número da linha, você pode escolher entre informações sobre o itinerário de ida ou de volta. Vale se atentar ao fato de que diversas linhas em Brasília têm suas variantes (no exemplo: 0.394, 394.1, 394.4), o que normalmente, mas não por regra, indica que alguma avenida feita pela linha será diferente em relação a outra. 

Ao buscar "Por Linha", deve-se digitar o número da linha de ônibus.

Ao selecionar a linha, deve-se clicar no botão “Procurar”. No campo abaixo, “Linhas”, aparecerá a linha de ônibus que você selecionou anteriormente.

1º seleciona-se a linha de ônibus. 2º clica-se no botão "Procurar". A seguir, no campo "Linhas", aparece a linha de ônibus.

O próximo passo será clicar em cima da linha selecionada. Ao lado, em “Mapa do Distrito Federal”, todo o trajeto da linha de ônibus é montado, com seus respectivos pontos de parada.

Ao clicar na linha selecionada, todo o trajeto é criado no "Mapa do Distrito Federal".
No canto superior direito da sua tela, há outros 2 campos: “Informações da Linha” e “Horários nos Pontos Terminais”. Em “Informações da Linha” você é informado sobre o prefixo da linha, o itinerário (origem e destino), empresa operadora, tipo de veículo que faz a rota e o valor da tarifa.

Em "Horários nos Pontos Terminais" você é informado sobre o horário de partida do terminal ao qual a linha de ônibus tem origem.


Outro método de consulta de horários das linhas de ônibus é por “Origem/Destino”. Neste caso, basta digitar o nome da cidade no campo pertinente e escolher o seu ponto de referência.

Ao escolher "Origem/Destino", basta digitar o nome da cidade que queira efetuar a pesquisa de trajeto/horários.
Ao escolher a cidade desejada, basta aperta o botão “Procurar”. No quadro abaixo, “Linhas”, serão listadas todas as linhas referentes àquela cidade. Ao escolher a linha desejada, funcionará da mesma forma que a busca “Por Linha”. Ou seja, você seleciona a linha de ônibus, o roteiro será mostrado em “Mapa do Distrito Federal” e no canto direito as “Informações da Linha” e “Horários nos Pontos Terminais” serão apresentados.

Após escolher a cidade, basta clicar no botão "Procurar" e escolher a linha desejada.

Ficou alguma dúvida referente a este tutorial? Escreva um e-mail para brasiliatransporte@gmail.com (no assunto: Horários DF) e teremos o prazer em esclarecer qualquer dúvida que tenha ficado.

Brasília Transporte,
Por um transporte cada vez melhor!


8 comentários:

  1. O problema já foi reportado ao DFTRANS, responsável pela manutenção da página.

    ResponderExcluir
  2. em 18 de Janeiro - Nada funcionava

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O reporte já foi feito à equipe do DFTRANS. Ainda não tivemos qualquer retorno. Obrigado, Júlio, pela notificação.

      Excluir
  3. Tem previsão para correção do problema?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, caro Anônimo. O problema já foi repassado ao DFTRANS, mas ainda não tivemos qualquer retorno por parte da equipe responsável. Assim que tivermos notícias, publicaremos no blog. Obrigado pelo acompanhamento e notificação.

      Excluir
  4. Aprovaria se a mudança fosse pra melhor mas realmente não podemos esperar muito. Já se encontra fora de funcionamento e não existe previsão para resolver.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Marcos Porto, nesta data, 21/01/2015, foram realizados testes no portal e foi constatado o retorno do serviço. Agradecido pelo acompanhamento e apontamento do erro.

      Excluir