domingo, 26 de agosto de 2012

IMPRESSÕES DE UMA VIAGEM: Paranoá - DF

Amigos do Brasília Transporte, como vão todos? Dei uma "sumida" por um tempo, mas estou de volta ao blog. 

Bom pessoal, normalmente aos domingos eu costumo visitar as cidades do Distrito Federal e Entorno. E claro que nessas visitas, eu vou e volto utilizando o transporte coletivo da capital e região. E por que não fazer algumas considerações? Pois bem, hoje eu fui à cidade do Paranoá, à 25 km de Brasília, e apenas 20 minutos de ônibus (indo pela Ponte JK).

Sabemos que o transporte público da cidade com certeza não é um dos melhores, com a falta de infra-estrutural, desorganização, etc e tal... Mas olhem que engraçado, cheguei hoje à Rodoviária do Plano Piloto por volta de 12:30 e não demorei muito para sair de lá, não. 12:40 já tinha um ônibus no ponto certo e na hora certa (box "A" 9). Pasmem... 

Eu conheço bastante o funcionamento do transporte da capital, mas para uma pessoa que não conhece muito a cidade, ficaria um tanto perdida para encontrar o ônibus que sai da nossa Rodoviária para o Paranoá. O que fazer então?

Foi uma ideia brilhante o GDF instalar totens em alguns pontos estratégicos da Rodoviária, para uma pesquisa rápida de linha de ônibus, o trajeto feito e o horário de saída. O totem é esse aí:

Pois bem, nesse totem você clica na cidade que deseja ir e aparecerá uma relação de linhas que seguem ao destino escolhido. No meu caso, a cidade era Paranoá. Entre as linhas que apareceram, estavam a 0.761 (http://www.horarios.dftrans.df.gov.br/th/TH0.761.pdf) e 0.764 (http://www.horarios.dftrans.df.gov.br/th/TH0.764.pdf), uma das principais linhas da cidade e que chegam mais rápido também.

Como disse antes, às 12:40 chegou o ônibus da linha 0.764, que conforme o totem e o site do DF TRANS (http://www.horarios.dftrans.df.gov.br/index.php) sairia justamente nessa hora. A linha é operadora por nossa estimada Viva Brasília (pertencente ao extinto Grupo Amaral) e Viação Planeta (pertencente ao Nenê Constantino) e o custo da passagem eram simbólicos R$ 2,00. Peguei o da Viva Brasília. Observei que essa linha 0.764 transporta um fluxo bem grande de passageiros e a quantidade de ônibus também é grande (até porque são duas empresas na linha), e me perdoe as pessoas que discordam.

A Viva Brasília é uma empresa que está passando por crises financeiras, o que provavelmente levará à sua falência, mas uma coisa eu percebi, os ônibus são bastante confortáveis: poltronas individuais e estofadas, espaço entre bancos bons (para eu que tenho 1,84 de altura, foi aprovadíssimo), o piso emborrachado, acessibilidade para cadeirantes... Motorista e cobrador bem educados (o que normalmente não acontece).

Na volta do Paranoá à Rodoviária do Plano Piloto eu peguei a mesma empresa de ônibus e no mesmo modelo do carro da ida. Nem 10 minutos fiquei na parada à espera do coletivo. A diferença: voltei em pé. Como o ônibus vinha do bairro Itapoã (ou Itapuã), e eu estava mais próximo da saída da cidade, era de se esperar o ônibus cheio. Agora, o motorista vinha bem veloz. Nas curvas eles não estava tão preocupado com os freios. A barragem do Paranoá passou num piscar de olhos, assim como a Ponte JK (risos). Mas ainda assim, deu para cumprir todo o trajeto vivo. Um passeio no mínimo proveitoso: conheci uma nova cidade,  faces novas, embarcando em um ônibus já conhecido... Segue a foto do carro (não é o mesmo, mas o modelo e a empresa o é):

Dados do ônibus:
Empresa: Viva Brasília
Carro nº: 103594
Modelo: Apache VIP II
Encarroçadora: CAIO
Chassi: Volkswagen 17.230 EOD (225 cv de potência)
Ano de fabricação: 2008

Linha do ônibus da imagem: 0.759 - Paranoá (ITAPOÃ) >> Rodoviária do Plano Piloto (Shopping Iguatemi-W3 Norte).
Créditos à: http://onibusbrasil.com. Fotógrafo: Rayllander Almeida

Essas foram algumas das impressões que tive nesse passeio de ônibus ao Paranoá. No próximo domingo eu volto com mais uma "Impressões de uma viagem". E ao longo da semana vamos nos falando mais, atualizando as principais informações sobre o transporte público da capital.

Qualquer dúvida, sugestão, vocês já sabem:

brasiliatransporte@gmail.com

Um comentário:

  1. Ressalto que não é assim durante a semana e a criação de novas linhas para as duas cidades seria uma boa idéia. Com a criação do Itapuã aumentou o numero de onibus mas todos vêm cheios quando chega aqui na minha parada que é na saida do Paranoá estão super lotados. ônibus do SIA então 2 ou 3 vezes por dia é ilusão não param de jeito nenhum nas ultimas paradas e se param vc vai pressionado contra a porta, seria importante a criação de novas linhas saindo por fora do paranoa DF250 diretamente ao itapua assim os passageiros chegariam mais rapido e os onibus mais vazios enfim são tantas coisas a mudar...mas adorei sua impressão na cidade !

    Hellen Ricarte

    ResponderExcluir